Líder
O líder é todo o tipo de pessoa que tem capacidade de orientar e influenciar outras pessoas ou grupos de pessoas, este apresenta um conjunto de características ímpares no processo de atuação nos dias de hoje.
Surge a necessidade de questionar, quais as cinco características principais de um líder com resultados e excelência?
As características primordiais de um líder são: equilíbrio, presença, vulnerabilidade, propósito maior e competição e por último a congruência.
Como é normal surgem um conjunto de requisitos a adquirir por parte de um líder, para iniciar a sua transformação, esses requisitos assentam num processo de consciência de querer fazer diferente, constante curiosidade, ação, compromisso, persistência e acima de tudo ser resiliente no seu processo de atuação quer seja numa estrutura organizacional complexa e menos complexa.
Os pilares para desenvolver a nossa liderança assentam em quatro vetores fundamentais: mente, corpo, emoções e espiritualidade.
Falando no pilar mente, esta age mediante a perceção que tem sobre o evento que está a acontecer, contudo questionamo-nos se o cérebro boicota-nos? A resposta para esta questão é facil de responder, ou seja, o cérebro não nos boicota mas sim protege-nos.
Esta proteção ocorre através da ameaça que está a ocorrer, através de respostas, sendo estas de Fight (luta); Freez (petrifica) ou Fly ( fuga).
Surge a necessidade de realçar que este modo de operar e reagir, resulta de um processo de nutrir o meu cérebro, através da aprendizagem constante do meu dia a dia, realizar rotinas de forma diferente, realização de exercício físico de manutenção, uma boa alimentação e a prática de mindfulness.
Falando do pilar Corpo, o líder tem de ter em atenção quatro reflexões a ter em conta, sendo estas: realização de uma comunicação involuntária, inconsciente e honesta; o corpo não mente logo é imperativo analisar as microexpressões de uma pessoa; comunicamos a toda a hora e por último a quarta reflexão assenta na ideologia de que a minha imagem causa impacto se apareço descuidado, como posso ser confiável para cuidar do outro, em suma os pormenores contam.
No pilar Emoções, o lider deve ter em atenção e consciência do que eu sinto a cada momento, entender o que eu sinto a nível de intensidade, a manifestação de interesse; gerir as minhas emoções e identificar e entender as emoções no outro.
O Pilar espiritualidade, o que é?
-existir é valorizar estaexistência, tão individual e única;
– procurar respostas dentro de mim;
– viver com consciência do que sou, do que faço e da vida que quero ter;
– ter um propósito de vida, um legado que quero deixar, uma marca em quem comigo se cruza, de forma consciente;
– é usufruir da vida e reconhecer-me na natureza.